SOBRE A SAUDADE

Logo da Saudade Pop Store

Somos a Vivian, o Anivaldo, o João e a Márcia. Somos brasileiros e portugueses. Somos editores, tradutores, livreiros, filósofos, jornalistas, professores e artistas. Nenhum de nós nasceu em Lisboa, mas temos Lisboa como ponto central das nossas vidas. Mesmo quando não estamos por cá.

A Saudade Sem Fim é o ponto de encontro de todos os pontos enunciados acima. Dos nomes, das origens e das vocações, tudo confluído numa cidade de chegadas e partidas como não haverá muitas por esse mundo.

A Saudade Sem Fim situa-se no coração do mais lisboeta dos bairros lisboetas. Tal como Alfama e as suas ruas labirínticas e imprevisíveis, a nossa loja não pretende ser um modelo de organização e planeamento, mas sim um lugar onde os visitantes se percam e se encontrem, e possam ser surpreendidos em cada esquina – ou prateleira.

Temos pintura, fotografia, cerâmica, impressões, acessórios, livros e tudo o mais que os nossos artistas quiserem propor – obras originais ou em séries limitadas. E temos artistas de todas as origens e antecedentes. Em comum entre todos, duas coisas: uma ligação profunda com Portugal e um trabalho de grande valor, que nos encanta e nos faz pensar.

Mas a Saudade Sem Fim não é um local estático, de mera exposição e venda. Quer ser também um lugar de produção e de partilha, que ganhará forma através de laboratórios e oficinas de arte e de escrita, de apresentações literárias e artísticas, de encontros temáticos e, muito importante, da nossa editora-irmã, a Alforreca, que materializará bibliograficamente os nossos sonhos, ambições e inquietações.

Queremos ser um lugar onde se matem saudades e que deixe saudades.